5 found
Order:
  1.  44
    Virtue Ethics and the Trilemma Facing Sentiocentrism.Rafael Rodrigues Pereira - 2021 - Environmental Ethics 43 (2):165-184.
    This article aims to question the value of impartiality in environmental ethics by highlighting a problem internal to the bioethics approach known as sentiocentrism. The principle that all beings with the same degree of consciousness should receive the same moral treatment would lead to a trilemma, i.e., the need to choose among three morally unacceptable choices. I argue those problems are related to the premise, shared by Utilitarianism and rights-centered theories, that impartiality is the constitutive feature of the moral point (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    A relev'ncia da distinção kantiana entre virtude e boa vontade para o debate contempor'neo sobre a ética das virtudes.Rafael Rodrigues Pereira - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O artigo sustenta que a distinç ão entre virtude (_Tugend_) e boa vontade (_guter Wille_) na ética de Kant fornece uma chave para compreendermos a tese da centralidade da virtude na Ética das Virtudes contemporânea. A partir de uma comparação entre as éticas de Kant e de Aristóteles, argumentaremos que o conceito de excelência (_areté_) cumpre, na obra do filósofo grego, a mesma função da boa vontade em Kant, constituindo o valor moral a partir das razões corretas e da motivação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Liberals, Communitarians, Republicans and the Intervention of the State in the Private Sphere.Rafael Rodrigues Pereira - 2014 - Philosophy Study 4 (5).
  4.  9
    O Conatus de Spinoza: auto-conservação ou liberdade?Rafael Rodrigues Pereira - 2008 - Cadernos Espinosanos 19:73.
    Este trabalho pretende discutir uma aparente ambigüidade da ética spinozista, que ora é descrita como uma ética da auto-conservação, ora como uma ética da liberdade. Após mostrar por que fracassam as tentativas de diversos comentadores em conciliar estes dois aspectos, argumentaremos que a única maneira de resolver o problema é considerar que o que deve ser mantido na existência não é o indivíduo empírico do senso comum, mas sim a “individualidade”, que estaria ligada à proporção das relações de movimento e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    Voluntarismo E cognitivismo: A crítica de Michael Sandel ao contratualismo de Rawls.Rafael Rodrigues Pereira - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):185-202.
    RESUMO O objetivo deste artigo é o de ilustrar a oposição dos comunitaristas ao contratualismo, a partir da análise de um caso específico: a crítica de Michael Sandel ao voluntarismo contido na teoria de Rawls. Sandel chama de "voluntarismo" a tese pela qual princípios políticos e morais se legitimam a partir de um exercício da vontade individual, sob a forma da "escolha" ou do "consentimento". Esta tese, como procuraremos argumentar, está na base do contratualismo moderno, embora somente em Rawls ela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark